No Dia da Biodiversidade sugerimos estes livros.
O RAPAZ QUE GOSTAVA DE AVESde Isabel Minhós Martins
Sinopse: O Ricardo nasceu num planeta ameaçado: são as florestas que estão a desaparecer, os oceanos poluídos, os problemas com a água e a energia, as centenas de espécies em vias de extinção. O Ricardo preocupa-se a sério e é mesmo um exemplo a seguir... até ao dia em que se apercebe de que muitas pessoas à sua volta parecem viver num outro planeta. E então, um belo dia, desiste: «Mandou a reciclagem às urtigas. Passou a tomar banhos de imersão. Esquecia-se de desligar os interruptores. Fazia fitas para andar a pé e de bicicleta. Queria lá saber das florestas ameaçadas ou das espécies em vias de extinção...!». Mas tudo irá mudar, durante um passeio pelo campo, quando os olhos do Ricardo se cruzam com um guarda-rios em pleno voo... Quando gostamos muito de uma coisa, queremos conhecê-la melhor. E quando gostamos e conhecemos, passamos a cuidar dela e de tudo o que existe à sua volta, sem pensarmos duas vezes. Um livro que mostra bem como neste planeta estamos todos ligados: pessoas, aves, lagartixas, florestas, rios, a chuva ou o sol. Livro recomendado pelo PNL para o 3.º ano de escolaridade.
CONTO DA MATA DOS MEDOS de Álvaro Magalhães
Esta mata dos medos, que fica ali junto ao mar, entre Almada e Sesimbra, é povoada por bichos que falam e que, como nós, têm as suas vidas, as suas crenças, as suas ambições, os seus medos. Medo de que o mar ali chegue, pois isso, no passado, acontecera, como julga o Coelho. História em que a Toupeira, mais instruída, não acredita, pois isso não vem nos livros. Ambição de possuir um milhar de sementes, como o Chapim, pássaro avarento, a quem já só faltam 679 bagas. A vontade de liberdade da Lagarta, que estava farta de andar sempre em fila com as outras lagartas e se torna amiga de um ouriço. Uma lagarta que adora comer livros de poesia. Para o Ouriço, a maior felicidade é o descanso e o seu lema, "Quando não se faz nada, nunca se deixa nada por fazer".
A MAIOR FLOR DO MUNDO de José Saramago
E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar? Livro recomendado pelo PNL para o 4º ano de escolaridade. O livro deu origem a uma curta-metragem de animação, realizada por Juan Pablo Etcheverry e com música de Emilio Aragón, que a Fundação José Saramago gentilmente nos disponibiliza.
Comentários
Enviar um comentário