À conversa com o artista

No âmbito da "Semana das Artes", numa articulação com o Projeto Cultural de Escola: A tua (P) Arte e a «Semana da Leitura» esteve presente, na Biblioteca Escolar da Escola sede, o ilustrador e escritor Francisco Zamith.

O artista, famalicense e antigo aluno, do Curso de Artes Visuais, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, partilhou com alunos das turmas do 10º, 11º, 12.º ano de Artes Visuais e do 1.º e 2.º ano do Curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica (120 alunos), o seu percurso artístico e profissional, desde o ensino secundário, passando pelo curso de Arquitetura, à paixão pela ilustração e mais recentemente à escrita.

Numa conversa muito generosa e cativante, falou sobre as várias áreas do seu trabalho, explicando o processo criativo e concetual, materiais e técnicas utilizadas e aplicação dos seus projetos a uma vertente mais empresarial. 

A leitura e observação das ilustrações do seu mais recente trabalho, o livro “Hotel Carnaval”, escrito e ilustrado por si, foi o mote para uma pequena atividade com os alunos, que culminou na descoberta da solução de um enigma, e a oferta de um livro ao vencedor.



Foi um momento muito enriquecedor para todos os intervenientes e muito bem recebido pelos alunos, que se mostraram muito atentos e interessados em absorver toda a informação.

No final, realizou-se uma sessão de autógrafos, onde os alunos puderam falar um pouco mais com o artista, sobre o seu trabalho.

O artista disponibilizou algumas obras para estarem expostas, na Biblioteca Escolar, durante a «Semana das Artes».

Um agradecimento final ao Francisco pela sua disponibilidade, generosidade e simpatia, e à Fundação Cupertino de Miranda, que muito gentilmente, ofereceu ao artista, alguns livros da sua coleção.




Comentários