«Objetos de Camilo: Novas leituras»

 

       Projeto Ver e Ler

Objetos de Camilo: Novas leituras

A Casa de Camilo é um lugar de memória, onde cada  objeto guarda um fragmento da vida e da obra de um dos maiores escritores da literatura portuguesa: Camilo Castelo Branco.

A atividade "Objetos de Camilo: Novas leituras" partiu de uma visita de estudo à Casa-Museu de Camilo (São Miguel de Seide) para uma abordagem artística e literária: objetos do seu quotidiano deram origem a narrativas/poemas e a ilustrações que recriam a sua presença e significado.

A interpretação não se ficou pelo olhar. Inspirados pelos objetos, os alunos criaram textos (com o apoio das docentes de Português e Inglês) que dão voz às histórias que poderiam ter habitado o universo camiliano. Entre a realidade e a ficção, estas narrativas/poemas reinventam gestos, diálogos e momentos que poderiam ter acontecido na casa do escritor.

Cada objeto selecionado conta uma história! São revelados fragmentos de um universo íntimo que ajudou a moldar as suas vivências em Seide. Através da fusão entre o real e a interpretação artística, os alunos do 11ºH, do curso de Artes Visuais, a partir das narrativas /poemas, criaram livremente e exprimiram sentimentos. Assim, o visitante poderá redescobrir Camilo não apenas como escritor, mas como homem, com os seus hábitos, paixões e inquietações.

Esta atividade ilustra de forma excecional a essência do projeto "Ver e Ler", apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). De facto, ao promover a aliança entre a imagem que instiga o olhar, a leitura que desvenda significados e a escrita que recria mundos, mergulha num universo onde a criatividade pôde florescer. Os alunos, incentivados a explorar o inusitado e o onírico, “transformaram” objetos quotidianos em pontos de partida para narrativas e ilustrações que transcendem a realidade imediata. Esta abordagem enriqueceu a sua relação com o património cultural, a literatura portuguesa e a escrita, tal como preconiza o projeto "Ver e Ler" do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco.

Mais do que uma mostra visual, esta exposição, patente na Casa-Museu de Camilo, apoiada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, é composta por um conjunto de trabalhos dos alunos de Artes Visuais do 11ºano que conjuga a escrita (em português e inglês) e a ilustração – um convite a descobrir Camilo, nestes 200 anos do seu nascimento, através de palavras e novos olhares.

 




Comentários